Pular para o conteúdo →

11 blogs sobre escrita e redação para você acompanhar

Como andei escrevendo um trem grande demais para esse blog, resolvi trapacear essa semana e mandar uma listinha marota. Pesquei dez onze recomendações da lista de blogs que acompanho. Um pouco sobre redação, produtividade e claro, o fazer literário.

Curiosamente, vários dos blogs que pensei em colocar aqui não são atualizados há meses, por isso ficaram de fora.

Também não coloquei alguns dos maiores blogs sobre marketing de conteúdo, porque são bem chatos de acompanhar (usam formulinhas quadradas em seus posts). Também percebo que não acompanho canais que trazem muito conteúdo (mais que um por dia), já que eles tendem a inundar minha caixa de feeds. Vamos lá?

Foco em literatura

Cafeína Literáriahttp://www.cafeinaliteraria.com.br/
O Cafeína Literária é um blog que fala sobre literatura, sobre o fazer literário e volta e meia traz traduções de ótimos artigos publicados em blogs gringos sobre a escrita.

Nem um Pouco Épicohttp://www.nemumpoucoepico.com/
O Nem um Pouco Épico é um blog de variedades com foco em literatura e uma pegada bem-humorada e divertida. A atualização sempre busca do melhor para os leitores (ou do mais divertido para os autores). Com uma equipe eclética, fornece informação e humor na medida certa.

Camila Fernandeshttps://camilafernandes.wordpress.com/
Blog da escritora, tradutora e preparadora de textos Camila Fernandes. Tem ótimas reflexões mais longas sobre escrita, arte, feminismo e tudo o mais que está ao redor.

Bárbara Moraishttp://www.barbaramorais.com/
A escritora traz um pouco da sua agenda, seus projetos atuais e reflexões sobre seu processo de escrita. O post “Diário de Escrita” #28″ é lá de fevereiro, mas traz uma ótima comparação entre escrever e dirigir que vale a leitura.

Homo Literatushttp://homoliteratus.com/
Um portal sobre literatura e escrita, tem um pouco de tudo, por isso talvez tenha um pouco do que te interesse também. 😉

Terrible Mindshttp://terribleminds.com/ramble/ (em inglês)
Blog do escritor Chuck Wendig, autor de vários livros de FC e fantasia e de um punhado de livros para escritores, traz reflexões valiosíssimas para melhorar a sua produção e escrever com mais personalidade, principalmente na literatura de gênero.

Max Gladstonehttp://www.maxgladstone.com/ (em inglês)
Reflexões do escritor sobre processo de escrita, traz dicas bastante pontuais e boas reflexões sobre cultura pop.

Redação e Produtividade

Adoro Home Officehttp://adorohomeoffice.com.br/
Como o próprio nome diz, é um portal para quem trabalha em casa. Um pouquinho de produtividade e um pouquinho de motivação em textinhos curtos e bem escritos.

Wait But Whyhttp://waitbutwhy.com/ (em inglês)
O Wait But Why é um blog sobre generalidades extremamente aprofundadas. Tim Urban pega assuntos praticamente aleatórios como “carros elétricos”, “procrastinação” ou “criogenia” e escreve um artigo bastante aprofundado sobre o tema (algo entre vinte ou trinta páginas). Apesar de longos, são divertidos e muito gostosos de ler, uma aula de produção de conteúdo.

Sorry for marketinghttp://www.sorryformarketing.com/blog/ (em inglês)
O único blog sobre marketing de conteúdo que entrou nessa lista. Jay Acunzo tem um estilo particular de escrita sem “bulshitagem”, puxando referências e exemplos para ilustrar seu ponto.

Jocelyn K. Gleihttp://jkglei.com/ (em inglês)
Jocelyn K. Glei é uma escritora obsecada por temas como produtividade, motivação, sucesso, autoestima e como todos esses assuntos se intercalam. Escrita honesta, sempre com ótimos insights.

Swiss-Misshttp://www.swiss-miss.com/ (em inglês)
Blog sobre design e empreendedorismo mantido por Tina Roth Eisenberg, é o único com mais de cinco posts diários que acompanho há anos. Os posts são bem curtinhos, às vezes com uma única imagem. Traz ótimos links sobre assustos diversos.

Frase do dia: Descobri que eu assinava blogs que não eram atualizados há cinco ou seis anos. Cadê blog, gente?

Foto: beliza_m via Compfight cc

Postado em Referências no dia 29 de junho de 2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *