Pular para o conteúdo →

7 dicas para aumentar a produtividade no Windows

Existem coisas que a gente vai aprendendo, descobrindo, até que de repente, em uma conversa casual com outros redatores, diz “espera, você não sabia que dava para fazer isso?” Estas dicas não são nenhum Pimball Secreto do Word e algumas nem são específicas do Windows, mas ajudam muito no meu dia a dia.

 

1. Utilize teclas de atalho para “colar como texto sem formatação”

Uso tanto isso que já deixei de usar plugins que interferiam com essa tecla de atalho. Na maior parte dos programas de texto, inclusive no navegador, é possível colar como texto sem formatação utilizando “Ctrl + Alt + V” e “Ctrl + Shift + V” (varia entre os programas).

O efeito é o mesmo truque que muito redator velho já conhece de colar o texto no Notepad e depois no destino final.

Pra que isso, você me pergunta. Sabe quando você precisa copiar o título de uma matéria para referenciar no texto, e ao colar, ela aparece em fonte gigante? É só colar sem formatação. Ou quando o texto de origem tem cinco ou seis estilos diferentes e você quer padronizar tudo, ou para pegar apenas o conteúdo. Também é útil para copiar um texto com muitas imagens, quando você quer apenas o texto.

Essa dica pode soar boba para muita gente, mas para quem trabalha com texto o dia inteiro, ou copiando conteúdo para lá e para cá entre programas diferentes (vocês não sabem o caos que é montar a Trasgo), tirar a formatação rapidamente é revolucionário.

 

2. Você não precisa baixar uma foto para fazer o upload dela para o blog

Essa dica é útil se você utiliza para ilustrar o seu blog fotos de bancos de imagens abertos, imagens em Creative Commons ou GIFs. Muitos GIFs. Você não precisa baixar a imagem antes de fazer o upload, é possível copiá-la diretamente. Digamos que eu quero colocar o joinha do Kylo Ren aqui.

Abro a página onde ele está: (http://giphy.com/gifs/justin-g-thumbs-up-kylo-ren-approval-3o7ZeTmU77UlPyeR2w)

Clico com o botão direito do mouse e “copiar endereço da imagem”, que vai jogar o endereço direto na área de transferência (no caso, “https://media.giphy.com/media/3o7ZeTmU77UlPyeR2w/giphy.gif”)

Ok, agora em meu blog eu clico em “fazer upload da imagem” e colo o link no campo onde se digita o nome do arquivo. Então, enviar. O Windows baixará automaticamente a imagem e enviará para o servidor. Parece complicado, mas quando você se acostuma a fazer isso direto, vai ver como esse recurso é prático!

giphy[1]

 

3. Esconda a barra de tarefas do windows para ter mais foco na atividade atual

Eu sei, esconder a barra do Windows é um saco. Sim, é. Ela reaparece quando você só quer clicar no botão ali embaixo da tela. Sim. Mas percebi que ao esconder a barra de tarefas eu consigo focar melhor no texto que estou escrevendo, sinto-me menos tentado a desviar para o navegador.

Como costumo escrever ouvindo música e muitas vezes tenho um editor de imagens aberto no fundo, eu sentia que meu cérebro tentava fazer malabarismo entre as três atividades. Agora as janelas desaparecem e minha energia vai toda para a tarefa em questão.

Esse detalhe fez maravilhas para o meu foco, experimente! Para ocultá-la basta clicar com o botão direito, ir em “propriedades” e marcar o campo “auto-ocultar a barra de tarefas”.

 

4. O atalho “Tecla Windows” + → é a coisa mais linda para monitores grandes

Muitas vezes tenho que escrever para clientes baseado em referências, que podem ser sites, PDFs, livros, e-mails e anotações. Por isso deixo o texto em que estou trabalhando em uma metade da tela e as referências na outra.

Experimente aperta a tecla do Windows e a seta para o lado. Ele vai jogar a janela atual para exatamente metade da tela. No Windows 10 ele mostrará as outras janelas, perguntando o que você quer na outra metade. Assim o texto vai para um lado e referências para o outro facilitando o trabalho.

A propósito, se você escreve no navegador, como no Google Docs, você pode “destacar” uma aba para sua própria janela segurando nela e arrastando para baixo.

 

5. Utilize atalhos globais no Spotify com o Toastify

Eu escrevo ouvindo música. Mas playlists não são perfeitas, sempre tem aquela música que você quer pular, aquela que você não está no clima para ouvir. Quando você configura atalhos globais é possível pular as músicas de forma quase inconsciente, sem perder a concentração no trabalho.

Atalhos globais são aqueles que funcionam em todo o Windows, independente do programa no primeiro plano, por isso escolha bem as teclas para não sobrepor alguma função do programa em que você trabalha.

O Toastify é um programinha gratuito que permite que você configure teclas de atalho para o Spotify. Eu gosto de deixar Ctrl + Alt + PgDown para passar a música, e Ctrl + Alt + Home como play/pause. São as únicas que realmente uso.

Se você é daqueles que prefere ouvir mp3s baixados, sei que muitos dos programas permitem configurar teclas de atalho globais.

 

6. Utilize múltiplos navegadores

A primeira vantagem de usar múltiplos navegadores é separar trabalho e navegação. Prefiro escrever os textos no Chrome, que se integra melhor ao Google Docs, mas não é meu navegador padrão para Facebook e afins. A vantagem desse arranjo é que no Chrome eu não tenho nenhuma rede social logada automaticamente (menos tentações).

Isso também é útil àqueles que gerenciam redes de clientes ou possuem múltiplos perfis. Separando o navegador a chance é menor de publicar aquela piada com a conta do cliente (quem nunca?).

Você também pode instalar a extensão Multifox para manter mais de um perfil de contas logadas no Firefox.

 

7. Decore o atalho rápido para abrir o Notepad

Para abrir o Bloco de Notas, basta apertar [“Tecla Windows” + R, digitar “notepad” e apertar Enter]. Quando você está com os dedos no teclado, esse atalho é muito mais rápido do que abrir o programa pelo mouse.

Eu uso o bloco de notas como um caderno rápido e temporário para anotações. De repente eu quero tirar um trecho de um texto, mas prefiro ver como ele fica sem ele. Em vez de apagar, muitas vezes eu copio e colo para o Notepad, porque algumas partes podem voltar. Ou quando estou escrevendo uma cena, mas preciso anotar um detalhe rápido que será útil em outro trecho. Como eu sei o atalho, eu tenho sempre à mão um bloco de anotações para todas as necessidades.

Também sei de cor o atalho para a Calculadora (Windows + R, digitar “calc”). Isso é ótimo para fazer contas rápidas, principalmente quando estou fazendo orçamentos. Muitas vezes estou falando ao telefone quando abro essa calculadora.

 

Bônus: sites que fazem coisas

Só quem trabalha com texto e web sabe a bagunça que pode surgir ao copiar coisas para lá e para cá, principalmente quando o Word está envolvido. Então deixo sempre à mão esta lista de links, que resolvem muita coisa para mim.

giphy[1]

Frase do dia: Este artigo tinha muitos GIFs, mas eles distraíam demais do texto. Pelo menos o dinossauro ficou.

Foto: Thomas Hawk via Compfight cc

Postado em Redação no dia 4 de fevereiro de 2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *