Pular para o conteúdo →

Como enviar um orçamento de forma profissional

Freelancers geralmente trabalham no seguinte esquema: metade do pagamento antes do job, metade depois, na entrega. “Ah, mas por que tenho que pagar adiantado, não é assim que os outros negócios funcionam.” Acontece que o freelancer tem um alto risco de tomar calote. Acontece muito. E um freelancer raramente tem capital (e vontade, e tempo, e saco) para processar uma empresa. Além disso, precisa usar aquele tempo para trabalhar para os clientes que pagam. Portanto, o risco é dividido entre a empresa e o cliente.

Já fiz muito job recebendo na entrega, também já tomei meus calotes. Empresas caloteiras ganham fama entre freelas e não conseguem mais contratar bons profissionais. Para clientes de longa data, eu recebo na entrega. Para novos clientes, metade antes.

O mais importante (e sério, isso é muito importante) é que esteja bem claro a todos os envolvidos que o job tem o custo X. Por escrito. Se for um e-mail, peça a confirmação do recebimento com a aprovação do cliente. O que não pode é o cliente achar que é de graça ou custa um chevete velho, enquanto você “pensa que o cliente sabe” que o valor é uma Kombi restaurada. Muitos freelas são combinados por chat, Facebook, Whatsapp, entre outros. Sempre vale a pena mandar um e-mail formalizando a negociação, para evitar qualquer dúvida.

Claro, nem todo o cuidado do mundo o isenta de casos bizarros e caras de pau. Uma vez passei o valor por e-mail, recebi a confirmação, “sim, estou de acordo”. Quando fui cobrar, sem óleo de peroba nem lubrificante, veio o “ah, não vou pagar. Eu nem li aquele e-mail, só respondi.” Ainda bem que nessa negociação fiquei com a pulga atrás da orelha exigi a metade adiantado.

Chega de historinha, vamos falar de orçamento. Há quem diga que enviar o orçamento em PDF anexado é mais profissional, eu acho que só atrapalha. Seu cliente vai ler o e-mail no smartphone, não precisa ficar enfeitando. O valor não vai mudar se o orçamento estiver escrito no próprio corpo da mensagem.

Seja didático. Explique no orçamento o que você entendeu do pedido do cliente. Diga exatamente o que você vai fazer e o que não vai fazer. Sempre é bom lembrar que um job de texto não inclui layout.

Explique as entregas, revisões e limites. Um projeto de texto sempre tem reescritas e revisões. É este ponto que costuma gerar conflito de entendimentos, então deixe este item bem claro.

Não esqueça do prazo de entrega, valor e condições de pagamento. Em alguns projetos eu envio duas opções para o cliente, com entregas (e pagamentos) mais espaçados, ou entrega mais rápida e o pagamento em menos vezes.

Dicas: determine os prazos atrelados às aprovações do cliente. Em vez de dar a data precisa, diga “7 dias após aprovação do briefing inicial”, para evitar o clássico problema do cliente demorar séculos para aprovar o orçamento e exigir aquela mesma data que você colocou no orçamento. Sempre ajuda colocar na assinatura o seu site ou portfolio, às vezes você negocia com um assistente que precisará de material para convencer outras pessoas dentro da empresa.


** Modelo de Orçamento **

(Este é um e-mail real de um projeto que foi aprovado e executado. Não, o site não era sobre batatas.)

Boa tarde, Sr Batata. Segue o orçamento de texto para o seu projeto de site. Antes, deixe-me explicar como será o processo de produção do conteúdo. Durante todo o processo vamos conversando por e-mail.

Processo de produção e entregas

a) Reunião / entrevista sobre o produto, funcionalidades, diferenciais, levantamento de concorrentes. Leitura de material técnico e dos sites similares e concorrentes, para verificar a melhor forma de apresentação do produto.

b) Entrega 1: até 2 semanas depois da aprovação do orçamento – Texto inicial para aprovação de linhas gerais sobre o produto. Neste momento é um texto “geral”, um conceito que pode ser aproveitado em uma das páginas ou desmembrado.
Se o conceito não for aprovado, serão feitas outras duas propostas em até 2 semanas.

c) Entrega 2: até 2 semanas após a aprovação da entrega anterior:
Textos finais do site em .doc.
– Texto de cada página solicitada
– O texto será entregue fragmentado, para que o designer tenha total liberdade de arranjar os blocos de informação como quiser, inclusive frases de destaque do produto.
– FB Meta Description (texto que aparece quando a página é compartilhada).
– Sugestões de SEO meta tags (Título e descrição de cada página)

d) Entrega 3: até 45 dias após a entrega anterior. Caso seja necessário, você pode solicitar ajustes nos textos para adequar ao layout do site. Posso acrescentar também pequenos textos que possam estar faltando no rodapé ou legendas para imagens.

Obs: Não será feita nenhuma alteração no texto do site findado o prazo da última entrega.

***

Segue o orçamento para a seguinte proposta:

Site de Batata

Inclui:
– Criação de todos os textos do site, constituído das seguintes páginas:
Home, Onde comprar, A melhor Batata, FAQ Batata, Batatafone.
– Meta: títulos e descrições de cada uma das páginas.

Obs: Não inclui:
– Programação, layout das páginas, pesquisa ou sugestões de imagens.
– Criação de frases ou textos para anúncios externos ao site (Google Ads, Facebook Ads)
– Criação de texto para catálogos (embora os textos do site possam ser reaproveitados) ou páginas extras.

Valor total: R$ 000,00 (Emissão de Nota Fiscal até 10 dias após o recebimento)

Prazo total: 4 semanas (+ 45 dias para eventuais ajustes, se necessário)

Condições de pagamento: Em duas vezes. A primeira parcela deve ser depositada entre os passos a e b (no início do projeto), logo após a reunião de coleta de dados. A segunda parcela após a entrega 2, ou 30 dias depois da primeira parcela, o que for da preferência do cliente.

Gostaria de saber se está de acordo com o orçamento. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição.

Um abraço,
Rodrigo van Kampen
http://viverdaescrita.com.br

capa-caderno_s

Este conteúdo faz parte do ebook “Quanto vale o seu texto“.

Baixe aqui!

Frase do dia: Solicitamos a Vossa Senhoria enviar o orçamento com assinatura verificada em cartório, em três vias autenticadas e com a borda mordida por uma capivara. Grato.

Foto: TheGiantVermin via Compfight cc

Postado em Redação no dia 18 de abril de 2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *