>> [Atualização: o mapa proposto no post abaixo já foi publicado e está no ar! Acesse aqui] <<
Dias atrás, a palavra angústia, embora verdadeira, não era suficiente para dar conta do que eu estava sentindo. Foi só quando encontrei em algum artigo a frase “permita-se viver o luto pela perda da normalidade” que fui capaz de entender o sentimento que me assolava de tal maneira. Foi como uma pequena chave destrancando o coração, para que o sentimento pudesse sair, e começar o processo de cura.
Por isso, vamos falar de palavras.
Mesmo nós, escritores, menosprezamos o poder do vocabulário. Ter as palavras certas para expressar um sentimento é muito poderoso: uma vez que a palavra existe, e ela é entendida, você não está mais sozinho. Funciona até com termos inventados.
Dizem que escrita/leitura é a mais poderosa forma de telepatia: estou transmitindo meus pensamentos diretamente para sua mente. E assim nós telepatas podemos nos sentir humanos juntos. Alguém me entende.
A linguagem é tão poderosa que é capaz de reorganizar os pensamentos, dar ordem ao caos. Acredite você ou não em PNL (programação neurolinguística), dificilmente lembramos memórias de fases pré-verbais, e lembramos melhor do que conseguimos transformar em palavras.
Ajude-me a construir um mapa de sentimentos
Começaremos por este infográfico, elaborado por Geoffrey Roberts:
Em um primeiro momento, a ideia é traduzir as palavras do inglês. Criei um arquivo do Google Sheets aberto para comentários. Selecione a palavra que você quer, e faça um comentário com uma tradução sugerida.
Abra e comente o arquivo aqui.
O próximo passo vai ser organizar as sugestões, analisar as especificidades do português, e reconstruir o infográfico.
Então, se você escreve, traduz, ou quer ajudar, vai lá na planilha e coloca as suas sugestões. Tente ajudar com pelo menos cinco ou seis. Talvez mais. Depois precisarei de um designer. Se você quer transformar isso num infográfico lindão, manda um alô.
O resultado vai ser publicado abertamente, claro. Então, me ajuda a traduzir umas palavrinhas?
Oi Rodrigo.
Vc conhece o Atlas of Emotions?
Ele fornece esse desdobramento das emoções com gráficos e ferramentas visuais interessantes, e também com descrições e até alguns fluxogramas.
Dá uma olhada: http://atlasofemotions.org/