Este é um mapa de sentimentos destinado, a princípio, para pessoas que escrevem, com o objetivo de compor melhor as emoções dos personagens, indo além dos termos mais básicos.
Mas vocabulário também é importante para a inteligência emocional, e para diminuir distâncias. Quando você tem as palavras certas para externar o seu mundo interior, a ponte te deixa menos solitário.
O mapa está logo abaixo, em .PNG. Você também pode baixar o mapa de sentimentos em PDF aqui, e a planilha com os dados em .ODS
>> Uso livre: Este mapa pode ser utilizado para qualquer outro fim, editado, copiado, reformatado, impresso ou entregue para o cachorro mastigar. <<
O mapa aqui está em quatro versões: uma completa, com gêneros neutro, masculino e feminino, e outras três, uma de cada gênero.
Mapa de sentimentos completo: feminino / masculino / neutro
Mapa de sentimentos (neutro – sistema e)
Mapa de sentimentos (feminino)
Mapa de sentimentos (masculino)
Sobre o projeto
Um ano atrás lancei o convite para criarmos um mapa de sentimentos em português. A ideia é expandir o vocabulário de sentimentos, para a escrita, claro, mas também para a vida.
Este mapa teve como ponto de partida o círculo criado por Geoffrey Roberts, em inglês. Mas logo vimos que não bastava uma tradução, com as particularidades do português resolvemos acrescentar um pouco mais de caldo.
O mapa levou quase um ano para ficar pronto principalmente porque estive tentando criar uma forma gráfica interessante para ele (uma árvore, um círculo, enfim), mas sem sucesso. Como o projeto já fez aniversário, decidi que era hora de publicar, em planilha mesmo, e cá está.
Se você for designer e quiser criar outras versões mais bonitas e interessantes a partir desta, fique à vontade para baixar a planilha no link no começo do texto e brincar à vontade. Depois, por favor, mostre para mim como ficou?
Este mapa de sentimentos é um projeto original do Viver da Escrita, organizado por mim, Rodrigo van Kampen, com a colaboração de Erico Assis, Fernanda Castro, Thiago Lage, Renan Bernardo, Estela Rosa, Ailton Paz, Helena Coutinho, Bruno Müller, André Luiz, Caio Batista e André Colabelli.
Mapa dos Sentimentos
Um trabalho de garimpagem e a muitas mãos , além de generoso, por compartilhar.
Genial seu álbum vocabular. Não pretendo alterar nadinha, só aprender com vocês.
Achei essa ideia inovadora, nunca havia lido sobre antes.
Estudo bastante sobre psicologia e faz total sentido usar esse mapa na vida real também!
Entender como nos sentimos é o primeiro passo da inteligência emocional.
Meu deus, que trabalho maravilhoso. Meus parabéns, vai ficar coladinho no meu mural. Vai ser de imensa ajuda. 😀