Agora que muitas empresas estão aderindo ao home office como uma das soluções para a pandemia do Covid-19, estão pipocando por aí uma porção de textos de gente que já está nesta carreira há muito tempo. Então, em vez de um texto extenso sobre como é a minha rotina e o que você deve ou não fazer, um apanhado rápido de dicas breves de pessoas diferentes, afinal, home office não é bagunça!
Mas antes, um segredinho: não trabalho exatamente em casa. Trabalhei por muitos anos como redator freelancer, e nessa levada passei por quatro casas diferentes (e sim, arquitetura faz muita diferença no seu escritório).
Depois de sair do meu último emprego fixo, tornei-me freelancer em tempo integral, passava o dia sozinho e tinha um escritório só para isso. Mudei de residência, meu escritório se tornou o quarto da bebê, e improvisei um escritório no canto da lavanderia. Logo, tinha a esposa e bebê recém-nascido em casa o tempo todo, e isso mudou completamente a rotina!
Outra casa, novamente um escritório dedicado, mas que acabou de tornando o quarto de bagunça! Mais um filho, outra cidade, e acabei “fugindo” para uma sala no escritório dos meus pais, que já eram meus clientes. É essa a rotina que tenho hoje, um escritório pertinho de casa, com horários flexíveis.
Então, a minha principal dica é esta:
Home office não tem jeito certo. Encontre uma rotina que faz sentido para você
Você vai encontrar muitos artigos por aí dizendo o que você deve fazer, o que pode, o que não pode. Mas, na minha experiência, cada situação é única, e vai influenciar sua produtividade, o que esperar do home office, e como se organizar ao redor da rotina da sua família.
Por exemplo: você tem um cômodo exclusivo para o seu escritório? Fica sozinha em casa, ou a família está em casa no período comercial? Você trabalha para uma empresa só, ou é freelancer com vários clientes? Qual a sua responsabilidade na arrumação da casa? É você quem faz almoço? Você tem projetos pessoais? Eles entram na categoria “trabalho” ou “hobby”?
São muitas perguntas para um artigo que deveria estar dando dicas. Mas veja, tudo o que fazia sentido para a minha organização de tempo antes de eu ter filhos caiu por terra quando passei a dividir a casa com bebês.
Por isso, crie o seu próprio manual de instruções, suas próprias métricas de produtividade. Mas lembre-se de que trabalhar de casa não é bagunça, você é seu cliente e seu patrão, e você tem contas para pagar.
As dicas de quem faz
Fui atrás de dicas de pessoas que vivem neste regime de trabalho há um bom tempo, para trazer uma diversidade de opiniões. Você vai ver que muitas das dicas giram ao redor do “trabalhar demais, trabalhar de menos”, que são dois lados da mesma moeda. Se você está trabalhando, mas não produzindo, você tende a estender o horário para dar conta da demanda, e tende a passar todas as horas do dia no limbo “trabalho-procrastinação”, que não é nem produtivo nem prazeroso.
Bora aprender com quem vive de home office?
Tenha um bom sistema de agenda. Tanto pra organizar eventos com hora marcada como pra organizar o que precisa ser feito, já que não tem ninguém organizando suas tarefas ou te cobrando por elas.
Jana Bianchi – escritora, tradutora e editora – janabianchi.com.br
Resista à tentação de assaltar a geladeira toda hora. Faça pausas programadas para o café. 🤭 E tente não estender o horário do almoço vendo séries na TV.
Natalie Soares – editora do Sundaycooks.com
Trate trabalhar de casa como se fosse ao escritório, acorde cedo, tome banho, vista roupa. Coloque até sapato se quiser se sentir profissa mesmo, e comece. Termine às 18 horas, é bem fácil continuar trabalhando até mais tarde, e ir apagando a linha que divide casa e trabalho.
Helena Kampen – ilustradora e animadora – helenakampen.com
O mais importante, acho, é uma coisa com que tenho muita dificuldade: organização pessoal. De horários, mesmo. Cuidar para não trabalhar demais ou de menos, garantir que você vai ter tempo para comer e descansar e se divertir, criar uma rotina. Sei que isso parece uma ideia estranha para quem trabalha em casa (ou para quem pensa em trabalhar em casa como ter liberdade para fazer qualquer coisa), mas rotina faz muita, muita falta — principalmente nos momentos de aperto.
André Caniato – tradutor e editor da Plutão Livros
Eu queria que tivessem me alertado a prestar mais atenção em horário de trabalho, finais de semana e feriados. Como meu perfil é meio “gamificado neurótico” (só mais uma página, para adiantar, só mais um capítulo, para fechar número redondo), tentei aproveitar todas as oportunidades do mundo ao mesmo tempo, e trabalhava todo santo dia umas 12h. Resultado? Fiquei bem doente no início do ano.
Fernanda Castro – autora, preparadora, revisora e tradutora – fernandacastro.me/
Para mim, o mais importante é ter um cômodo fixo na casa para ser o escritório. Deixe o seu celular fora do alcance das mãos, ou em outro cômodo. Utilize extensões para bloquear sites distrativos nos navegadores. Enfim, quanto mais física a separação entre o trabalho e a casa, melhor.
Marcelo van Kampen – desenvolvedor freelancer
Primeira dica: não trabalhar de pijama. Segunda: ter hora para fechar a loja. Senão o trabalho se espalha pelo resto da casa. Terceira, de brinde: invista em uma ótima cadeira. Mais do que qualquer outra coisa. A coluna agradece!
Anna Martino – escritora e editora da Dame Blanche
Acho que delimitar muito bem o horário de trabalho e o horário de casa, porque a tentação é misturar tudo – parar de trabalhar pra resolver algum problema, lavar a louça, lavar roupa. Também tento (sem muito sucesso, mas é a meta) criar uma rotina como se eu fosse sair de casa e não só ficar de pijama. Eu tenho um escritório, então determino meu horário e quando cumpro o que tenho que fazer, fecho e vou pro resto da casa. Assim crio um tipo de separação entre as coisas.
Isa Prospero – escritora, tradutora e revisora – isaprospero.com
Na minha opinião, uma coisa imprescindível é organização do tempo. Você precisa ter noção de que não tem horário de entrada e nem saída, então tem que organizar o seu tempo de um jeito diferente do que está acostumado. O que resolve a minha vida é um aplicativo grátis chamado Clockify, no qual cronometro tudo o que faço. Tudo mesmo. Ele me deixa atento para ver se estou fazendo o que deveria. “Puxa, trabalhei doze horas nesse projeto, será que ele vale esse tempo?” E organizar o tempo para não ceder aos caprichos de mercado, não atender celular ou responder e-mail à meia-noite.
Angelo Dias – escritor, programador e designer – angelodias.com.br
Tenha horários de alimentação regrados. Desconecte-se em horários específicos. Dê um jeito de ver o sol. Mantenha hobbies. E se possível, linhas diferentes de celular pra trabalho e vida social.
João Pedro Lima – editor do Pio Mafagafo – @jplimag
Defina bem os seus horários para o trabalho não tomar todo o tempo do lazer. Seja no esquema de divisão de horas que for, tente preservar os momentos de descanso e diversão.
Eric Novello – escritor – ericnovello.com
Para encerrar, mais uma dica minha: monte o seu sistema de organização e se atenha à ele por pelo menos um mês. É fácil passar tempo demais tentando criar ou ajustar o sistema produtivo perfeito em vez de sentar a bunda na cadeira e trabalhar.
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